A posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024 ocorrerá no próximo dia 1º de janeiro. Em Mato Grosso do Sul, todos os 79 municípios já têm seus candidatos oficialmente eleitos, conforme a declaração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia de posse será realizada em sessão solene, na qual os novos chefes do Executivo, que assumirão os cargos para os próximos quatro anos, serão empossados.
A sessão será conduzida de forma conjunta para os três cargos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) e deverá seguir as regras estabelecidas pela Lei Orgânica do Município, com detalhes previstos no Regimento Interno das Câmaras Municipais de cada localidade. A cerimônia ocorrerá em conformidade com os procedimentos formais, garantindo que todas as etapas legais sejam cumpridas, assegurando a regularidade do processo.
Além disso, o prazo para diplomação dos eleitos se encerrou em 19 de dezembro, conforme estipulado pelo calendário eleitoral. A diplomação é o último passo formal antes da posse e certifica que os eleitos estão aptos a tomar posse de seus respectivos cargos. O evento de 1º de janeiro marcará, assim, o início de um novo ciclo de governança municipal em Mato Grosso do Sul.