Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Civil de São José dos Campos (SP) executou uma operação focada no combate ao roubo e furto de motos na cidade. A ação, conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e pela Delegacia de Investigações sobre Crimes do Interior (Deinter 1), cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. A operação é direcionada a uma quadrilha especializada nesse tipo de crime, que tem afetado a cidade, com 676 casos registrados só neste ano.
Durante a operação, já foram apreendidos celulares e uma moto sem placa. Além disso, um homem foi levado à delegacia para ser ouvido. Inicialmente, 13 mandados de busca e apreensão haviam sido expedidos pela Justiça, mas um deles foi cancelado devido ao falecimento de um dos alvos em um confronto com a Guarda Civil Municipal (GCM) na semana passada.
O incidente com a GCM ocorreu no dia 12 de outubro, quando dois homens foram flagrados em uma moto roubada e, ao tentar fugir, entraram em confronto com os guardas. Durante a perseguição, os suspeitos aparentaram estar armados, o que levou os agentes a reagirem com disparos. Um dos envolvidos morreu no local, enquanto o outro ficou ferido e foi socorrido. A operação desta terça-feira está relacionada ao desmantelamento de grupos criminosos atuantes no furto e roubo de motocicletas na região.