Três pessoas foram presas em flagrante nesta quinta-feira (5) em uma operação da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), no Rio de Janeiro, durante uma ação contra o furto de água na Zona Oeste. Os detidos são proprietários de um restaurante, uma churrascaria e um supermercado, todos envolvidos em práticas ilegais que afetaram o sistema de abastecimento de água da região. A operação contou com a participação da concessionária Zona Oeste Mais Saneamento, que identificou as irregularidades.
A investigação revelou que no restaurante, o corte do fornecimento de água foi violado, e a água foi desviada diretamente da rede pública. Já na churrascaria e no supermercado, foi constatado o uso de poço artesiano clandestino após o corte no fornecimento de água. As irregularidades foram confirmadas por uma perícia técnica realizada no local, que identificou os crimes de furto e de violação das normas de saúde pública.
O dono do restaurante foi preso por furto, conforme o artigo 155 do Código Penal, enquanto os responsáveis pela churrascaria e pelo supermercado responderão por crimes contra a saúde pública, conforme o artigo 278. A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados informou que continuará com as investigações e fiscalizações para prevenir novos crimes, que prejudicam a infraestrutura do sistema de água da cidade, resultando em vazamentos e falta de água para os moradores.