A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 24 pessoas em flagrante durante uma operação contra fraudes em empréstimos consignados, realizada no Centro da cidade, na tarde desta quinta-feira (19). A ação foi conduzida por agentes da 1ª DP (Praça Mauá), após investigações e informações recebidas pelo Disque Denúncia. Os detidos são acusados de integrarem uma associação criminosa que operava a partir de um escritório na Rua México, onde era realizado um esquema de fraudes envolvendo empréstimos consignados.
Segundo as investigações, as empresas envolvidas induziam vítimas, principalmente idosos e pensionistas do INSS, a contrair empréstimos que, na realidade, eram falsos. Os golpistas convenciam os clientes de que tinham dívidas inexistentes, como pendências de cartões de crédito, e os orientavam a assinar contratos de empréstimos em escritórios localizados em outros estados. A maioria das vítimas só descobria a fraude quando passava a receber notificações de parcelas de empréstimos que nunca haviam solicitado.
Durante a operação, a polícia apreendeu diversos computadores e documentos no local, que foram periciados. O esquema envolvia a devolução de apenas uma parte do valor emprestado aos clientes, com o restante sendo desviado para contas dos criminosos. As vítimas eram enganadas com promessas de bonificação, mas acabavam sendo responsabilizadas pelo pagamento das parcelas, mesmo sem ter recebido os valores totais do empréstimo.