Três policiais militares foram presos na manhã desta terça-feira (17) em operações simultâneas realizadas pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Eles são suspeitos de envolvimento em execuções de civis seguidas de manipulação das cenas dos crimes, a fim de simular confrontos armados com a polícia. Durante a ação, foram cumpridos três mandados de prisão e dez de busca e apreensão nas cidades de Jequié e Ilhéus, no sudoeste da Bahia.
As investigações estão relacionadas a homicídios ocorridos em Jequié, município que registrou a maior letalidade policial do Brasil em 2023, com 74 mortes em intervenções da PM. Entre os casos apurados estão os assassinatos de Joelson Macedo dos Santos Gomes, Eric Pereira Maciel e Kailan Oliveira de Jesus, cujas mortes inicialmente foram registradas como resistência armada, mas, após investigações, surgiram indícios de execução e alterações nas cenas do crime para encobrir a verdadeira natureza dos fatos.
Durante as operações, foram apreendidos diversos objetos, como armas, munições, drogas e celulares, que podem ajudar a esclarecer os crimes. O MPBA, por meio dos grupos especializados Geosp e Gaeco, segue investigando o envolvimento de outros membros da corporação e busca trazer mais esclarecimentos sobre os homicídios, além de reforçar o combate à violência policial e a organizações criminosas na região.