A Polícia Civil investiga a morte de 28 gatos em São Joaquim da Barra (SP), ocorrida entre os dias 23 e 28 de dezembro de 2024. A suspeita é de envenenamento intencional, com dois casos distintos registrados. No primeiro, cinco gatos alimentados por uma moradora apresentaram sintomas de envenenamento após ingerirem alimentos contaminados, vindo a óbito pouco tempo depois. O alimento foi enviado para análise, confirmando a possibilidade de envenenamento.
O segundo caso, de maior proporção, resultou na morte de 23 gatos. Durante o período de 27 a 28 de dezembro, moradores relataram encontrar os animais mortos após terem ingerido carne moída misturada com uma substância suspeita, que pode ser veneno de rato. Vizinhos e protetores de animais também denunciaram a morte de mais gatos nas imediações, com a suspeita de que o envenenamento tenha sido provocado intencionalmente.
A Polícia Civil confirmou que as amostras dos alimentos suspeitos foram recolhidas para análise toxicológica e que os responsáveis pelos crimes já foram identificados. Caso sejam confirmadas as acusações, as pessoas envolvidas poderão ser processadas por crimes ambientais, com pena de prisão e multa, além de possível proibição de manter animais. As investigações continuam em andamento.