A Polícia Federal (PF) realizou uma operação no Litoral Norte de Santa Catarina, na qual foram sequestrados imóveis e apreendidos veículos de luxo, incluindo marcas como BMW e Porsche, além de equipamentos eletrônicos. A ação teve como alvo um homem investigado por utilizar identidades falsas e ser suspeito de envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro. Durante a operação, o suspeito foi preso em um apartamento de luxo em Balneário Camboriú, cidade onde residia, e outros imóveis registrados em nome de laranjas também foram alvo da investigação.
A PF aponta que o investigado já havia sido condenado anteriormente por crimes como falsificação de documentos, estelionato e fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal. A operação, que envolveu o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, visa desvendar a origem do dinheiro utilizado na compra dos bens apreendidos. O material eletrônico, como celulares e notebooks, será analisado para identificar possíveis conexões financeiras e bancárias.
Com relação às acusações, o homem poderá ser responsabilizado por crimes como falsidade ideológica, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 50 anos de prisão, caso seja condenado. As investigações da PF têm o objetivo de esclarecer o modus operandi utilizado pelo investigado para acumular riquezas por meio de práticas ilícitas, incluindo fraudes e transações financeiras fraudulentas.