A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (17) para investigar suspeitas de crimes eleitorais em municípios do Sertão paraibano. A ação teve como foco a apuração de possíveis casos de compra de votos e financiamento ilegal de campanha durante as eleições municipais deste ano. Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com a mobilização de 60 policiais federais. A operação, chamada Mamon do Sertão, foi autorizada pela 38ª Zona Eleitoral da Paraíba.
Os mandados foram executados nas cidades de João Pessoa, Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos, onde as investigações buscam reunir provas relacionadas à autoria e à materialidade dos crimes eleitorais. A Polícia Federal informou que o objetivo principal da operação é identificar os responsáveis e fornecer as evidências necessárias para as devidas responsabilizações. No entanto, os detalhes da investigação ainda são sigilosos, e os agentes não realizarão entrevistas coletivas no momento.
O avanço da operação reflete um esforço contínuo das autoridades para combater práticas ilegais durante os processos eleitorais no estado. Até o momento, não foram divulgadas informações adicionais sobre os envolvidos nas investigações, que seguem sem maiores explicações públicas, visando a preservação da integridade do processo.