A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta segunda-feira (17), em Pacaraima, município de Roraima na fronteira com a Venezuela, um homem apontado como líder de uma organização criminosa de origem chinesa. O indivíduo, que estava foragido havia três anos, tinha três mandados de prisão em aberto em São Paulo por crimes como homicídio, extorsão e organização criminosa. As investigações indicam que a organização, conhecida como Bitong, atuava principalmente na região central de São Paulo, extorquindo comerciantes chineses.
O grupo criminoso exigia de suas vítimas pagamentos mensais que variavam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, além de ser suspeito de envolvimento em mortes de comerciantes que não cumpriram as exigências do grupo. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça de São Paulo, e a prisão ocorreu após monitoramento da PF, que acompanhou o líder quando ele atravessou a fronteira para a Venezuela. Ele havia conseguido escapar de uma operação policial em São Paulo em 2017, que resultou na prisão de diversos membros da organização.
O criminoso foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, onde permanecerá à disposição da Justiça. A ação reforça os esforços das autoridades para combater redes criminosas transnacionais que atuam em diversas partes do Brasil e que possuem ramificações no exterior.