A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), uma operação para investigar facções criminosas suspeitas de envolvimento no financiamento de uma campanha eleitoral em Teresina, Piauí, durante as eleições municipais de 2024. A Operação Escudo Eleitoral apura indícios de que o dinheiro utilizado para a campanha de uma vereadora eleita tenha sido proveniente de atividades criminosas, com possíveis vínculos com organizações criminosas que operam no estado.
A investigação teve início após a divulgação dos resultados das eleições municipais, quando surgiram evidências de estreita ligação entre um possível líder de facção e a candidata eleita pelo PSB. A Polícia Federal está conduzindo buscas em quatro endereços vinculados aos investigados, com mandados expedidos pela Justiça Eleitoral no Piauí, a fim de coletar provas que possam comprovar a origem ilícita dos recursos utilizados na campanha.
A operação visa esclarecer a prática de crimes de lavagem de dinheiro, que comprometeriam a integridade do processo eleitoral e democrático. Além disso, a PF investiga o possível impacto dessas atividades no financiamento de campanhas, apontando para a necessidade de garantir maior transparência e segurança nas eleições.