A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (3) a 2ª fase da Operação Falcões de Aço, com ações nos municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo e Belo Horizonte. A operação visa combater o tráfico de drogas, a associação para o tráfico e a lavagem de dinheiro, com a execução de 6 mandados de busca e apreensão, além de 3 mandados de prisão preventiva. Os alvos incluem residências de agentes públicos, traficantes e membros de uma organização criminosa ativa na região do Vale do Aço.
Na primeira fase da operação, realizada em setembro, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 3 prisões preventivas em várias cidades, incluindo Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Belo Horizonte. A operação resultou na identificação de novos investigados e no esclarecimento de uma rede criminosa que envolvia empresários do ramo farmacêutico, responsáveis pelo desvio de insumos para adulteração de drogas, como a cafeína, com o objetivo de aumentar a quantidade de entorpecentes traficados.
As investigações apontaram que esses insumos farmacêuticos eram usados para adulterar cloridrato de cocaína, permitindo aos traficantes aumentar o volume da droga. Além disso, as apurações revelaram uma complexa rede de transações financeiras ligadas ao tráfico local, com conexões em áreas de fronteira, conhecidas pelo intenso tráfico de drogas. A operação segue em andamento com o objetivo de desarticular esse esquema criminoso e identificar outros envolvidos.