A Polícia Federal (PF) deflagrou, na última quarta-feira (18), uma operação contra um grupo suspeito de desviar mercadorias transportadas pelos Correios em Pernambuco. A investigação, que teve início na Bahia, resultou na expedição de mandados de busca e apreensão em três cidades do estado: Recife, Carpina e Salgueiro. A operação, denominada Ímprobo 2, visa desmantelar uma quadrilha acusada de roubar principalmente aparelhos eletrônicos, especialmente celulares, com destino ao mercado clandestino. Durante a ação, também foi decretada a prisão preventiva de um policial civil de Pernambuco, que segue foragido.
O inquérito aponta que o grupo é investigado pelos crimes de associação criminosa e receptação qualificada, o que pode resultar em penas superiores a 11 anos de prisão. Entre os alvos da operação está uma loja de smartphones em Salgueiro, que estaria envolvida na comercialização dos itens roubados. A PF não divulgou o nome do policial civil suspeito, mas confirmou que ele continua foragido após não ser localizado durante o cumprimento do mandado de prisão.
A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco acompanhou a operação e informou que abriu um procedimento administrativo para apurar a conduta do policial. Até o momento, ele permanece foragido, e a investigação continua em andamento. Além disso, a PF alertou para o possível envolvimento de outras pessoas na cadeia criminosa e segue trabalhando para identificar os responsáveis.