A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou nesta terça-feira (3) uma operação com 13 mandados de prisão temporária e 23 de busca e apreensão. Os alvos são suspeitos de envolvimento no ataque a um ônibus de torcedores do Cruzeiro, ocorrido em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, no dia 27 de outubro. Durante o incidente, um torcedor de 30 anos foi morto, e a situação foi classificada pela polícia como uma emboscada.
O ataque ocorreu na Rodovia Fernão Dias, quando os torcedores cruzeirenses retornavam para Belo Horizonte após uma partida contra o Athletico Paranaense, em Curitiba. A operação teve cumprimento de ordens judiciais em várias cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital, Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Franco da Rocha, além de Bragança Paulista no interior. Até o momento, dez pessoas foram presas, e a polícia continua investigando o caso.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), os presos e os objetos apreendidos estão sendo encaminhados ao DHPP. A SSP optou por não fornecer mais detalhes sobre a operação para preservar a autonomia da investigação, que segue em andamento. Este é mais um passo na busca pela elucidação do crime, que gerou grande comoção entre as torcidas envolvidas.