A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta quinta-feira (5), três membros de uma quadrilha envolvida em golpes românticos, também conhecidos como “golpe do amor”. Os criminosos usavam perfis falsos em redes sociais para atrair vítimas para encontros que, ao invés de serem românticos, acabavam em sequestros. As prisões ocorreram no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital paulista, e os suspeitos responderão por extorsão mediante sequestro e organização criminosa.
O modus operandi da quadrilha consistia em sequestrar as vítimas, mantê-las em cárcere privado e, sob ameaça, realizar transações bancárias em nome das vítimas. Em um dos casos, registrado em julho, uma pessoa ficou horas sob a custódia dos suspeitos antes de ser libertada. Além das prisões, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, com a apreensão de aparelhos eletrônicos possivelmente usados para a realização dos crimes.
Na mesma operação, outro suspeito foi detido por envolvimento em uma tentativa de sequestro, também ocorrida em julho, no bairro do Jaguaré. Todos os quatro detidos têm idades entre 22 e 25 anos e possuem antecedentes criminais, com registros por tráfico de entorpecentes, violência doméstica e receptação. A ação foi conduzida pelo Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra).