A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta segunda-feira (9), a Operação Clearance, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que furtava roupas de uma grande rede de lojas de departamentos para revender na internet a preços abaixo do mercado. O nome da operação faz referência ao conceito de queima de estoque, relacionado à prática de vender produtos por valores reduzidos. Segundo as investigações, a operação era liderada por um casal, que também criava perfis em redes sociais para atrair novos clientes.
O esquema criminoso começava com furtos em provadores das lojas, onde os envolvidos trocavam as roupas furtadas por outras e, para não levantar suspeitas, realizavam trocas de produtos adquiridos legalmente. Além disso, utilizavam bolsas para esconder outros itens de maior valor. A gangue chegou a utilizar documentos falsificados, incluindo um CPF, para facilitar as ações ilícitas. Estima-se que o prejuízo causado pelo grupo seja de cerca de R$ 1 milhão, com atuação em outras cidades como São Paulo e Minas Gerais.
Cerca de 10 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em áreas da zona norte do Rio e da Região dos Lagos. Até o momento, a rede de lojas afetada ainda não se manifestou sobre o caso, mas o espaço permanece aberto para futuras declarações. A operação visa quebrar a cadeia de crimes e trazer os responsáveis à justiça.