A Polícia Civil iniciou nesta terça-feira (10) uma grande operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro operado por um grupo criminoso oriundo do Rio de Janeiro, com atuação em Fortaleza. A ação busca bloquear até R$ 125,8 milhões de 77 pessoas físicas e jurídicas localizadas em 13 estados brasileiros. Durante a operação, oito pessoas foram presas e 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital cearense e em sua região metropolitana.
De acordo com as investigações, diversas instituições de pagamento foram utilizadas para movimentar os recursos ligados à organização criminosa, incluindo uma empresa situada no Paraná. A operação é coordenada pela Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro, com apoio técnico do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro e apoio operacional do Departamento de Inteligência Policial e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais.
Além do bloqueio de valores e prisões, a ação visa interromper a atuação dessa rede de lavagem de dinheiro e enfraquecer a infraestrutura financeira do grupo criminoso. A operação reflete o esforço das autoridades em combater crimes financeiros e garantir a recuperação de ativos vinculados a atividades ilícitas no país.