Na noite de quinta-feira (19), a Polícia Militar Ambiental, com o apoio da Marinha do Brasil, apreendeu quase 2 toneladas de pescados em uma operação no Litoral Norte de São Paulo. A ação, parte da Operação Aghata, ocorreu em Ilhabela, onde os policiais abordaram duas embarcações próximas à Ilha dos Búzios, identificando diversas irregularidades. Durante a fiscalização, foram encontrados 1,5 tonelada de peixes e 400 quilos de camarão rosa armazenados nos porões das embarcações.
Os tripulantes das embarcações não apresentaram a documentação necessária, como as licenças de pesca, o que motivou a apreensão dos pescados e das embarcações. Os produtos confiscados foram encaminhados à Prefeitura de São Sebastião, que os destinará a entidades assistenciais que fornecem refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação tem como objetivo combater a pesca ilegal e garantir a preservação dos recursos naturais da região.
Como resultado da operação, os pescadores foram multados em R$ 156 mil. Além das embarcações, quatro redes de arrasto de camarão também foram apreendidas. A ação é um reforço no combate à pesca ilegal e a preservação do meio ambiente marinho no estado de São Paulo.