A Petrobras (PETR4) anunciou que o presidente do conselho de administração da empresa, Pietro Adamo Sampaio Mendes, foi indicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para ocupar uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A confirmação ocorreu na noite de quarta-feira, em nota divulgada pela estatal, que informou que, caso a indicação seja aprovada pelo presidente da República, Mendes ainda passará por uma sabatina no Senado Federal antes de sua nomeação oficial.
A mudança faz parte de um movimento maior que envolve uma série de ajustes tanto na Petrobras quanto na ANP, com expectativa de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa reforçar a presença de integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) nas duas instituições. Este cenário gerou especulações no mercado financeiro, resultando em uma leve queda nas ações da Petrobras. Os papéis PETR3 e PETR4 fecharam em queda de 0,96% e 0,63%, respectivamente, no dia seguinte ao anúncio.
Para a vaga no conselho da Petrobras que será aberta com a saída de Mendes, a indicação seria do advogado Benjamin Alves Rabello. A expectativa é que essas movimentações também reflitam o alinhamento político e estratégico da gestão atual da empresa e da ANP. A situação ainda está em processo de definição, e outras alterações no quadro de diretores e conselheiros da companhia são aguardadas.