Fernando de Mendonça, um dos pioneiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), completou 100 anos em 2 de dezembro de 2024. Nascido em Guaramiranga, no Ceará, ele é engenheiro eletrônico e teve uma carreira marcante, iniciando como aviador na Força Aérea Brasileira e se formando no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Sua atuação foi fundamental para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e na criação do Inpe, onde foi o primeiro diretor-geral. Além disso, Mendonça teve papel importante na relação com a Nasa, nos Estados Unidos, ajudando a estreitar os laços científicos entre os dois países.
Além da sua contribuição para a ciência, Fernando de Mendonça ficou conhecido por construir um castelo em São José dos Campos, cidade onde reside. Inspirado pelos castelos europeus que visitou, ele incorporou elementos arquitetônicos medievais na construção, que conta com diversos cômodos e uma capela decorada com móveis antigos e símbolos medievais. A obra foi realizada com a participação de operários que, segundo Mendonça, foram treinados por ele para garantir a autenticidade da construção.
O castelo em São José dos Campos é um reflexo da admiração do cientista pela história e arquitetura medieval, além de ser uma forma de perpetuar seu legado pessoal e profissional. A obra inclui detalhes como pianos e brasões, além de quadros que evocam o período medieval. O pesquisador, que liderou o Inpe nos primeiros anos de sua fundação, deixou uma marca indelével tanto no campo científico quanto no cultural, celebrando agora um século de vida.