Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela Fundação Itaú e pelo Todos Pela Educação, revelou que muitos pais e responsáveis estão preocupados com a permanência dos filhos na escola e a qualidade do aprendizado. De acordo com os dados, 51% dos entrevistados acreditam que o abandono escolar é um problema crescente, especialmente entre as famílias de menor poder aquisitivo. Além disso, mais de 80% dos responsáveis apoiam a ampliação de atividades artísticas, esportivas e culturais nas escolas, além da inclusão de temas sobre diversidade étnico-racial, sugerindo que a sociedade valoriza uma educação mais ampla e inclusiva.
A qualidade da aprendizagem também é uma preocupação central, com 36% dos pais de crianças no ensino fundamental acreditando que seus filhos não estão aprendendo o esperado para a idade. Esse problema é mais acentuado nos anos finais do ensino fundamental, onde 41% dos responsáveis têm a mesma percepção. A matemática, em particular, é apontada como uma área crítica, com 91% dos entrevistados sugerindo o fortalecimento desse ensino, especialmente diante dos baixos índices observados em pesquisas internacionais. A falta de conhecimento básico em áreas como matemática e ciências reflete as dificuldades enfrentadas pelos estudantes.
A pesquisa também aponta para a necessidade de expandir o ensino em tempo integral, com 30% dos pais considerando essa medida como prioritária. O governo federal já lançou o Programa Educação em Tempo Integral, com a meta de ampliar o número de matrículas até 2026. Além disso, os responsáveis ressaltam a importância da valorização e qualificação dos professores, destacando que o apoio e a formação contínua desses profissionais são fundamentais para garantir uma educação de qualidade. Para os especialistas, os resultados indicam a urgência de priorizar investimentos na educação para melhorar as condições de aprendizagem e garantir a permanência dos alunos nas escolas.