Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada em 13 de dezembro, revela que 51% dos brasileiros acreditam que houve uma tentativa de golpe por parte de militares e de figuras políticas em 2022 para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Por outro lado, 38% dos entrevistados afirmaram não acreditar nessa hipótese. A pesquisa foi conduzida entre 4 e 9 de dezembro, com a participação de 8.598 pessoas, e apresenta uma margem de erro de 1 ponto percentual.
Entre os eleitores de Lula, a percepção de tentativa de golpe é mais prevalente, com 61% concordando com a ideia, enquanto apenas 39% dos eleitores de Bolsonaro compartilham da mesma opinião. A pesquisa também revelou que, entre aqueles que não votaram em nenhum dos dois candidatos ou votaram em branco ou nulo, 46% acreditam em uma tentativa de golpe, enquanto 39% rejeitam essa hipótese. A discrepância reflete a polarização política observada no Brasil desde as eleições de 2022.
Esses dados ocorrem em um contexto de investigações em andamento sobre os eventos pós-eleitorais, incluindo indiciamentos de diversas figuras políticas e militares em relação à tentativa de reverter o resultado das urnas. A análise do caso segue em andamento, com as autoridades investigando as alegações de envolvimento em planos que incluíam até a ameaça de assassinatos de autoridades políticas. A pesquisa foi realizada com um alto nível de confiança (95%), refletindo as divergentes opiniões sobre os eventos que marcaram a transição de poder.