Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada em 11 de dezembro, revelou que a maioria dos brasileiros não acredita que as recentes medidas fiscais anunciadas pelo governo serão suficientes para melhorar as finanças públicas. Cerca de 68% dos entrevistados consideram as ações inadequadas, enquanto 23% acreditam que elas são suficientes. Apenas 9% não souberam ou não responderam à pergunta. A pesquisa também revelou que 83% das pessoas entendem as medidas de corte de gastos propostas, com 16% afirmando que não compreendem totalmente as ações.
No que diz respeito à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, 75% dos entrevistados aprovam a medida, enquanto 20% a desaprovam. Apenas 5% não souberam ou não responderam à questão. Além disso, a pesquisa indicou que 72% dos brasileiros afirmam sentir os impactos da alta do dólar em suas vidas, sendo que 84% acreditam que a valorização da moeda americana fará com que os preços de alimentos e combustíveis aumentem.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 4 e 9 de dezembro, com a participação de 8.598 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa aborda importantes questões econômicas, como o impacto das medidas fiscais e o efeito da alta do dólar sobre a vida dos cidadãos.