Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com 4.969 pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas municipais revela uma grande preocupação com o aprendizado e a permanência escolar no Brasil. De acordo com os dados, 91% dos responsáveis acreditam que o ensino de matemática precisa ser fortalecido, e mais de 80% defendem a ampliação de atividades artísticas, culturais e esportivas nas escolas. Além disso, mais da metade dos entrevistados (51%) acredita que muitos estudantes estão abandonando a escola, com um percentual mais alto entre famílias de menor renda. A pesquisa também destaca uma lacuna significativa na aprendizagem dos alunos, especialmente em matemática, onde mais de 40% dos pais não consideram que seus filhos estão atingindo os conhecimentos esperados para suas idades.
A pesquisa revela ainda a crescente valorização dos professores como elemento central para melhorar a qualidade do ensino. Cerca de 70% dos responsáveis afirmam que seus filhos se sentem acolhidos pelos docentes, e 86% consideram fundamental um maior acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, além de investimentos na formação e qualificação dos professores. A expansão das escolas em tempo integral surge como uma prioridade para 30% dos entrevistados, visto que esse modelo permite mais tempo e oportunidades para reforçar o aprendizado e promover atividades extracurriculares.
Outros pontos levantados pelos entrevistados incluem a melhoria da infraestrutura escolar e as condições de trabalho dos professores, que são vistas como essenciais para a evolução da educação no país. A pesquisa também sugere que os gestores municipais devem priorizar investimentos em alfabetização e adequações na infraestrutura das escolas, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, onde essa demanda é mais evidente. Com um cenário de desafios, a pesquisa aponta para a urgência de um maior investimento e priorização da educação no Brasil.