Parlamentares do PSOL estão organizando um pedido formal para a extinção do grupo conhecido como Kids Pretos, uma elite militar vinculada ao Comando de Operações Especiais (Copesp) do Exército Brasileiro. Este grupo, que realiza missões sigilosas de alto risco, tem como característica o uso de gorros pretos. O pedido será enviado ao Ministério da Defesa na próxima segunda-feira, 16, acompanhado de um requerimento para obter mais informações sobre as atividades dos batalhões especiais da Força Armada. A iniciativa é liderada pelo deputado Chico Alencar.
Recentemente, a Polícia Federal revelou que integrantes do grupo teriam sido envolvidos em planos para assassinar figuras de destaque do governo, incluindo o presidente e o vice-presidente, além de um ministro do Supremo Tribunal Federal. A operação também identificou vínculos com uma tentativa de golpe de Estado, após a derrota nas eleições de 2022. O PSOL já havia solicitado medidas legais contra ex-integrantes do governo anterior, e a investigação envolvendo os membros da Copesp, incluindo os Kids Pretos, continua em andamento.
A Operação Contragolpe, deflagrada pela Polícia Federal, tem como alvo membros da Copesp, com diversos envolvidos já sendo presos. A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, está em andamento há cerca de um mês, com a expectativa de elucidar os detalhes de possíveis planos ilegais e de desestabilização política. O PSOL também continua a pressionar por mais informações sobre a atuação dessas forças especiais e sobre os vínculos de seus integrantes com práticas ilícitas.