No último sábado (7), o Papa Francisco nomeou 21 novos cardeais no Vaticano, entre os quais se destaca o brasileiro dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A lista inclui também representantes de diversas regiões, como Peru, Argentina, Equador, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim e Argélia. Com a nova nomeação, o Colégio Cardinalício chega a 256 membros, dos quais 141 possuem menos de 80 anos e são aptos a votar em um futuro conclave para a escolha do novo papa.
Dom Jaime Spengler, natural de Gaspar, Santa Catarina, tem 64 anos e é franciscano. Seu trabalho pastoral é marcado por uma forte preocupação com questões ambientais, como a ecologia e a crise climática. Ele se torna o segundo arcebispo de Porto Alegre a ser nomeado cardeal, sucedendo dom Vicente Scherer, que foi o primeiro a ocupar esse cargo, falecido em 1996.
Antes de ingressar no sacerdócio, dom Jaime teve uma carreira na indústria têxtil, onde ocupou cargos de responsabilidade por cinco anos. Sua nomeação reflete a crescente representatividade da Igreja no Brasil e em outros países da América Latina e do mundo, destacando o caráter global da Igreja Católica, especialmente em temas relacionados ao cuidado com o meio ambiente e o papel da Igreja no cenário contemporâneo.