O papa Francisco, que completou 88 anos recentemente, está com um resfriado forte e, por precaução, realizará o Ângelus deste domingo de sua residência, na Casa Santa Marta, em vez de se dirigir aos fiéis na Praça de São Pedro. Segundo comunicado do Vaticano, a decisão foi tomada devido ao clima frio em Roma e à agenda do pontífice para a próxima semana, quando ocorrerão celebrações importantes de Natal. A medida visa preservar sua saúde, especialmente considerando os compromissos iminentes.
Embora tenha reclamado de sintomas durante uma audiência na sexta-feira, o papa se mostrou bem o suficiente no sábado para proferir seu tradicional discurso anual de Natal aos cardeais. A medida de realizar o Ângelus em sua residência, portanto, é uma precaução, dado o quadro clínico do papa e a necessidade de evitar esforços excessivos. O pontífice, que assumiu o papado em 2013, já havia enfrentado problemas respiratórios no passado, incluindo a remoção de parte de um pulmão durante sua juventude.
A saúde do papa Francisco tem sido monitorada de perto nos últimos meses. Ele já enfrentou dificuldades relacionadas a gripes e problemas pulmonares desde o início de 2023, tendo até cancelado uma viagem à COP 28 em Dubai devido a complicações com uma infecção respiratória. O Vaticano segue acompanhando sua recuperação, e a decisão de celebrar o Ângelus de forma mais reservada é parte de um esforço para garantir que o papa esteja em condições de participar das celebrações de Natal sem comprometer sua saúde.