O Papa Francisco, que completa 88 anos neste mês, apareceu com um hematoma visível no queixo durante uma cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no último sábado (7). A mancha arroxeada, visível ao redor do queixo e pescoço, foi explicada pelo Vaticano como resultado de um pequeno acidente ocorrido na manhã anterior, quando o pontífice bateu o queixo na mesa de cabeceira. Apesar do incidente, o Papa conduziu o evento com boa disposição, empossando 21 novos cardeais de diferentes países.
Embora tenha enfrentado problemas de saúde nos últimos anos, incluindo dores nos joelhos e nas costas, Francisco demonstrou vigor ao liderar a cerimônia, que marcou a elevação de novos membros ao Colégio dos Cardeais, o corpo eclesiástico responsável por eleger o futuro Papa. O pontífice, que é um defensor de uma Igreja mais inclusiva e engajada com questões globais, tem trabalhado para moldar o futuro do papado ao nomear cardeais que compartilham de sua visão.
Com a nomeação de novos cardeais, Francisco reforça a formação de um grupo de prelados que, em caso de vacância papal, será responsável por escolher seu sucessor. Estima-se que cerca de 80% dos cardeais atuais tenham sido nomeados pelo Papa, o que aumenta as chances de que o próximo pontífice siga a linha de pensamento e valores que têm marcado o pontificado de Francisco.