A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, afirmou nesta sexta-feira que o clube lutará até o fim pelo título do Campeonato Brasileiro de 2024. O time alviverde enfrenta o Fluminense no domingo, às 16h, no Allianz Parque, pela última rodada da competição, e precisa vencer para manter vivas suas chances de conquistar o campeonato. Contudo, para alcançar a taça, o Palmeiras depende de um tropeço do Botafogo, que jogará contra o São Paulo, também no domingo. Uma derrota do time carioca permitiria que o Palmeiras igualasse a pontuação do Botafogo, mas a equipe paulista levaria vantagem pelo critério de desempate, que favorece a quantidade de vitórias.
O Palmeiras soma 73 pontos, enquanto o Botafogo tem 76, e restam apenas três pontos em disputa. Para conquistar o título, o Palmeiras precisa vencer o Fluminense e torcer para que o Botafogo não pontue contra o São Paulo. Em caso de empate de pontos entre as duas equipes, o Palmeiras ficaria à frente devido ao maior número de vitórias, o primeiro critério de desempate. Um dado positivo para o time paulista é o histórico invicto contra o Fluminense no Allianz Parque, com nove vitórias e um empate nos dez confrontos anteriores no local.
O Departamento de Matemática da UFMG calcula que o Palmeiras tem apenas 8,6% de chances de conquistar o Campeonato Brasileiro, enquanto o Botafogo tem 91,4% de possibilidades de garantir o título. A vitória sobre o Fluminense, somada à derrota do Botafogo, representaria uma virada improvável, mas o clube paulista ainda acredita na luta até o último jogo da temporada.