O ouro encerrou em alta na sexta-feira (6), após uma leve recuperação do mercado, interrompendo a queda da véspera. Esse movimento aconteceu em meio à diminuição dos juros dos Treasuries após o relatório de emprego dos Estados Unidos, que revelou um crescimento do mercado de trabalho em novembro. Apesar disso, o dado não alterou as expectativas de uma possível redução nas taxas de juros pelo Federal Reserve em dezembro. O ouro para fevereiro subiu 0,42%, fechando a US$ 2.659,60 a onça-troy, embora tenha registrado uma queda semanal de 0,58% devido à volatilidade ao longo da semana.
O relatório do payroll, que apresentou uma recuperação do emprego, indicou que as condições do mercado de trabalho se estabilizaram de forma saudável, sem grandes mudanças nas expectativas de política monetária. O levantamento foi interpretado como um sinal de resiliência da economia americana, com o mercado de trabalho permanecendo robusto. Além disso, a projeção de juros nos Treasuries de curto prazo recuou, mas o dólar manteve-se firme, o que tradicionalmente tende a impactar negativamente os preços do ouro.
Enquanto isso, do lado da oferta do metal, a mineradora Torex Gold anunciou a suspensão de suas operações no México após um incidente fatal na mina de El Limón Guajes, onde três pessoas morreram devido à exposição a monóxido de carbono. Esse fato gerou incertezas, mas o impacto no mercado de ouro foi mais limitado, com o metal voltando a se valorizar no final da semana.