Após 14 anos, o meia Oscar está de volta ao São Paulo. O jogador, de 33 anos, que foi revelado nas categorias de base do clube, retornou ao Tricolor após oito temporadas jogando no Shanghai Port, da China. Durante sua passagem pelo futebol chinês, Oscar teve uma das melhores fases de sua carreira, com 16 gols e 29 assistências em 39 jogos na última temporada, além de conquistar três títulos nacionais e uma Supercopa da China. A transferência foi comemorada pela diretoria do São Paulo, que vinha negociando com o jogador há meses.
Antes de sua trajetória na Ásia, Oscar teve passagens de sucesso pelo Internacional e Chelsea. No clube gaúcho, venceu títulos como o Campeonato Gaúcho e a Recopa Sul-Americana. Já no Chelsea, foi campeão da Liga Europa, da Copa da Liga Inglesa e conquistou dois títulos da Premier League. Com a Seleção Brasileira, participou de 48 jogos e foi campeão da Copa das Confederações em 2013, além de integrar a equipe que disputou a Copa do Mundo no Brasil, no ano seguinte.
Em sua volta ao São Paulo, Oscar expressou gratidão pela oportunidade de retornar ao clube onde iniciou sua carreira. Ele destacou o apoio que recebeu nas redes sociais e se comprometeu a dar o seu melhor para alcançar grandes resultados com o time. A trajetória de Oscar no Tricolor, no entanto, teve um início conturbado, com uma saída para o Internacional que envolveu questões jurídicas. Mesmo assim, ele fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2008.