O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira, 26, que há a expectativa de que o Orçamento de 2025 seja votado até março do próximo ano. Durante entrevista à imprensa, ele explicou que os preparativos para a votação estavam concluídos, mas que o relator do Orçamento, Angelo Coronel, apontou a necessidade de a comissão técnica da área analisar e recalcular os impactos das novas medidas fiscais sobre o detalhamento da proposta.
Padilha destacou que as novas medidas fiscais, ainda em análise, afetam o planejamento orçamentário, o que exigiu um tempo adicional para a reavaliação técnica antes da votação. O ministro também mencionou que o governo está cumprindo as orientações da Advocacia-Geral da União, que recomendou seguir as decisões do Supremo Tribunal Federal no que se refere ao pagamento de emendas parlamentares.
Em relação às emendas, o ministro também informou que, devido a uma decisão recente do STF, o pagamento de R$ 4,2 bilhões foi suspenso. Essa medida foi tomada após uma determinação do ministro Flávio Dino, o que tem gerado discussões sobre o cumprimento das normas relacionadas à execução do orçamento parlamentar.