O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, anunciou nesta sexta-feira (20) que a votação do Orçamento da União para o ano de 2025 será adiada para 2024, após o recesso parlamentar. A decisão veio em um momento de intensas discussões sobre o pacote fiscal do governo, que ocupa a agenda legislativa nesta semana.
Desde o início da semana, o governo indicava que o debate sobre o Orçamento de 2025 poderia ser postergado para o próximo ano, caso as discussões sobre as medidas fiscais se estendessem por mais tempo. Na segunda-feira, o líder do governo, Randolfe Rodrigues, já havia sinalizado que a preferência do Executivo era deixar a votação do orçamento para depois do recesso, caso o pacote fiscal tomasse todo o período legislativo disponível.
A prorrogação da votação do orçamento de 2025 reflete a prioridade dada ao pacote fiscal, que envolve ajustes e medidas importantes para a gestão fiscal do país. Com isso, a expectativa é que o Orçamento seja debatido e aprovado assim que os parlamentares retornarem às atividades, no início de 2024.