A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), realizou nesta quarta-feira (18) a Operação Aurora: Por um Amanhecer Sem Feminicídio. A ação cumpriu 23 mandados de prisão preventiva, além de mandados de busca e apreensão e instalação de tornozeleiras eletrônicas, com o objetivo de combater a violência doméstica e prevenir casos de feminicídio. Uma coletiva de imprensa foi realizada para apresentar os resultados e reforçar o compromisso da instituição com a segurança das mulheres.
Segundo as autoridades, a operação faz parte de um esforço contínuo para enfrentar a violência de gênero no estado. Em 2024, foram realizadas cinco operações semelhantes, que resultaram no aumento das denúncias e na redução de tentativas de feminicídio. Dados apresentados pela delegada titular da Deam apontam que, em 2024, houve uma queda de 20% nas tentativas de feminicídio em comparação a 2023, passando de 111 para 85 casos. Apesar disso, o número de feminicídios consumados subiu levemente, de 30 em 2023 para 31 em 2024.
As ações integram estratégias para promover maior conscientização e responsabilização, garantindo uma taxa de resolução de 99% nos casos de feminicídio. A operação também reforça a importância de iniciativas conjuntas entre instituições e sociedade civil para criar mecanismos efetivos de proteção às mulheres e para fomentar uma cultura de paz e respeito.