A operação Saldo Devedor, realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PA), prendeu 30 pessoas no Pará, além de outras cinco em estados como Mato Grosso e Santa Catarina. O objetivo da operação foi desarticular atividades relacionadas ao tráfico de drogas e à organização criminosa Comando Vermelho. As prisões ocorreram em diversas cidades paraenses, incluindo Belém, Santarém, Oriximiná e outras localidades, além de mandados cumpridos em unidades prisionais do Pará, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
A investigação teve início em maio deste ano, com a prisão de um homem e uma mulher em Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém, que foram flagrados com substâncias ilícitas. A partir dessa prisão, as autoridades aprofundaram as investigações, identificando 52 tesoureiros regionais envolvidos no controle financeiro da organização criminosa. Até o momento, três tesoureiros foram capturados, enquanto dois continuam foragidos. A operação também revelou a atuação do grupo em outras atividades criminosas, como extorsões e homicídios.
Além das prisões, a operação apreendeu materiais que ajudaram a confirmar a atuação do grupo no tráfico de drogas e na contabilidade do crime. A investigação continua, com foco na desarticulação de todas as células da organização. A Polícia Civil destaca que o cerco aos envolvidos segue em andamento, com mais mandados de prisão sendo cumpridos e outros alvos sendo monitorados.