A Polícia Civil deflagrou a Operação Venda Cancelada, que resultou na apreensão de diversos veículos, armas e munições, além da prisão de um proprietário, um funcionário e um cliente de uma revenda de carros, em Sinop, Mato Grosso. A operação investiga a utilização de empresas de revenda de veículos como fachada para atividades ilícitas, incluindo o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. A principal figura do esquema segue foragida, e até o momento, cinco carros foram apreendidos, sem documentação legal que comprove sua origem.
As investigações começaram após a apreensão de drogas em uma caminhonete, em junho deste ano, e levaram a Polícia Civil a identificar uma rede de crimes envolvendo a revenda de veículos, lavagem de dinheiro por meio de uma distribuidora de gás e água, e transações financeiras atípicas. A movimentação financeira da revenda foi considerada incompatível com o faturamento declarado pela empresa, com um volume de créditos superior a R$ 5 milhões em menos de um ano, indicando que a garagem poderia ser uma fachada para o crime organizado.
O esquema funcionava através da compra e revenda de veículos como uma simulação para dar aparência de legalidade ao tráfico de drogas. Documentos obtidos durante a investigação mostraram inconsistências nas versões apresentadas pelos envolvidos, incluindo a compra de veículos com dinheiro em espécie e sem contratos formais. A operação também revelou o uso de uma garagem para ocultar a origem ilícita de bens e recursos, caracterizando a atividade como parte de um complexo esquema de criminalidade.