Uma operação policial realizada nesta quarta-feira (18) tem como alvo um grupo criminoso especializado no furto de caminhonetes de luxo em cidades do Norte e Litoral Norte de Santa Catarina. Até o momento, 11 pessoas foram detidas, e estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. Entre as cidades onde as ações ocorrem estão Joinville, Araquari e Itajaí, além de outras localidades que registraram furtos, como Penha, Balneário Piçarras, Navegantes, Brusque, Balneário Camboriú e Itapema.
A operação, chamada Nexu, busca não apenas prender os suspeitos, mas também desarticular o grupo que, além de furtar os veículos, adulterava placas e está sendo investigado por extorsão. A força-tarefa foi realizada em conjunto pela Polícia Civil, a inteligência da Polícia Militar de Joinville e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo os investigadores, após os furtos, os veículos eram encaminhados ao Paraná. Até o momento, mais de 80% dos automóveis subtraídos foram recuperados.
O caso destaca a complexidade da organização criminosa, que empregava estratégias sofisticadas para os furtos e manipulação dos veículos. As ações demonstram a importância da cooperação entre as forças de segurança para combater crimes organizados e recuperar os bens das vítimas. A operação segue em andamento, com mais desdobramentos esperados nos próximos dias.