Uma operação conduzida pelas forças de segurança de Santa Catarina, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, desarticulou um grupo criminoso especializado no furto de caminhonetes de luxo em cidades do Norte e Litoral Norte do estado. O grupo é suspeito de furtar pelo menos 100 veículos e, até o momento, 11 suspeitos já foram presos. Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. As ações foram realizadas em cidades como Joinville, Araquari e Itajaí, com registros de furtos em outras localidades da região.
Além dos furtos, os suspeitos são investigados por adulteração de placas de veículos e por extorsão. O trabalho conjunto das autoridades permitiu a recuperação de mais de 80% dos veículos subtraídos, os quais eram destinados ao estado do Paraná após o roubo. A operação, intitulada “Nexu,” busca desmantelar completamente a organização criminosa responsável pelos crimes.
A investigação é resultado de uma força-tarefa integrada entre os setores de inteligência das polícias e reforça o comprometimento das autoridades com a segurança da região. Os casos de furto chamaram a atenção pelo alto número de ocorrências, o que mobilizou esforços significativos para a elucidação e contenção das atividades criminosas.