Na sexta-feira (20), uma operação de fiscalização realizada pela Base Integrada Fluvial Candiru, em Óbidos, no oeste do Pará, resultou na prisão de um homem em uma embarcação que trafegava pelo rio Amazonas. O mandado de prisão cumprido foi expedido pela Vara Única de Oriximiná, e a ação contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Militar, incluindo batalhões de policiamento fluvial e ambiental, além de missões especiais.
A operação teve como objetivo intensificar o controle e a segurança na região e resultou na detenção de um homem com um mandado de prisão por homicídio qualificado, conforme o Código Penal Brasileiro. A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina, quando a equipe do Grupamento Fluvial (GFlu) abordou a embarcação que fazia o trajeto entre Manaus (AM) e Alenquer.
Após ser detido, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Óbidos para a realização dos procedimentos legais necessários. A operação de fiscalização também envolveu o Comando de Policiamento Regional I (CPR I) e diversos batalhões de policiamento da região, reforçando o esforço das autoridades para combater crimes nas áreas fluviais do estado do Pará.