Nesta terça-feira (10), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) deflagrou a operação Suíte 33, que visou desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas no Brasil através dos Correios. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 1 de prisão nas cidades de Brasília (DF), Pirenópolis (GO), Porto Seguro (BA) e Itapema (SC). Um dos líderes da organização foi preso em Santa Catarina. O esquema envolvia o envio de substâncias ilícitas, principalmente drogas sintéticas, provenientes da Europa para o Brasil, onde eram distribuídas por meio do sistema postal.
As investigações tiveram início após a identificação de um suspeito que recebia grandes quantidades de ecstasy de países como a Holanda e Alemanha, com o objetivo de revender as substâncias no mercado brasileiro. Durante as apurações, foram apreendidos quase 6,5 kg de ecstasy, que seriam enviados para diferentes estados do país, incluindo o Distrito Federal. A rede criminosa também mantinha contato com facções locais, que forneciam drogas adicionais para o tráfico.
A Polícia Federal já identificou ao menos 18 membros do grupo, com sete deles presos em decorrência de outros processos relacionados ao tráfico. Entre maio e setembro de 2023, o grupo movimentou cerca de R$ 12 milhões com o esquema ilícito. As investigações continuam com base nas apreensões realizadas, e a Polícia Federal aguarda o retorno dos Correios a respeito do ocorrido.