Nesta segunda-feira (16), o Ministério Público, em conjunto com as polícias Federal, Civil e Militar, realiza a 2ª fase da operação “Caracará”, destinada ao combate a uma organização criminosa especializada em roubos a carros-fortes no estado de São Paulo. A ação acontece em São José dos Campos e Jacareí, no Vale do Paraíba, com o cumprimento de 15 mandados de prisão temporária e 48 mandados de busca e apreensão. Além das prisões, foram determinadas a apreensão de bens, incluindo ativos financeiros, imóveis e veículos pertencentes aos criminosos.
A investigação que originou a operação teve início após o ataque de um grupo ao carro-forte na rodovia Cândido Portinari, em setembro deste ano. No episódio, os criminosos utilizaram fuzis, carros blindados e explosivos, mas o roubo foi frustrado, já que os valores transportados foram destruídos no fogo causado pela explosão. Posteriormente, a quadrilha tentou realizar outro assalto, mas foi impedida pela ação policial, resultando em um confronto no qual três criminosos e um policial perderam a vida.
A operação “Caracará” homenageia o policial militar que faleceu durante esse confronto, sendo o nome escolhido uma forma de reconhecimento ao agente. A primeira fase da operação aconteceu no início de outubro, na capital paulista e em Praia Grande, com a prisão de duas pessoas e a morte de um investigado que reagiu à abordagem policial. A operação segue com o objetivo de desmantelar a organização criminosa que tem causado sérios danos à segurança pública no estado.