A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) anunciou na última sexta-feira (20) os vencedores da sua 19ª edição. A competição, que é a maior do tipo no país, contou com a participação de mais de 18,5 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, registrando recorde no número de instituições e municípios envolvidos. Em 2023, a Obmep distribuiu mais de 8.400 medalhas nacionais e certificações de menção honrosa, com destaque para os alunos de escolas públicas que receberam 6,5 mil medalhas.
Os medalhistas do nível 3, voltado para o ensino médio, terão a oportunidade de competir por uma vaga no Impa Tech, um programa de graduação inovador em matemática, tecnologia e inovação, oferecido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O Impa Tech, inaugurado no ano passado, oferece uma formação de alto nível, com alojamento e apoio financeiro aos alunos selecionados. As inscrições para o processo seletivo da graduação estarão abertas até 27 de dezembro, com 80% das vagas destinadas aos premiados em olimpíadas de conhecimento, como a Obmep.
Além disso, a Obmep oferece aos medalhistas nacionais a chance de integrar o Programa de Iniciação Científica Jr., com bolsas de R$ 300 oferecidas pelo CNPq para alunos de escolas públicas. Este programa visa aprofundar os conhecimentos dos estudantes em matemática, preparando-os para desafios acadêmicos e científicos. A cerimônia de premiação será realizada em 2025, com a participação de escolas, secretarias de educação e professores que se destacaram pelo desempenho de seus alunos.