O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira, 30, no Palácio da Alvorada, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Gabriel Galípolo, que assumirá a presidência do Banco Central em 2025. A reunião contou também com a presença do ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação institucional. Antes do encontro, Lula havia almoçado na Granja do Torto.
A formalização da posse de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central deverá ocorrer em um ato com o chefe do Executivo e o ministro da Fazenda, envolvendo a assinatura de documentos e um registro fotográfico. No entanto, o Banco Central informou que, até o momento, não há previsão de uma cerimônia oficial de posse para Galípolo e outros três novos diretores que assumirão seus cargos a partir de janeiro de 2025.
Embora seu mandato oficial só inicie no próximo ano, Galípolo já atua como substituto do atual presidente, Roberto Campos Neto, na transição de final de ano. Além dele, Nilton David, Izabela Correa e Gilneu Vivan também assumirão diretorias no Banco Central no início de 2025, ocupando posições estratégicas em áreas como política monetária, cidadania e supervisão, e regulação do sistema financeiro.