O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 24, publicou uma série de portarias do Ministério das Cidades relacionadas ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Urbana, com foco na renovação da frota de transporte público coletivo urbano. O projeto, que conta com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), selecionou diversas empresas para a aquisição de novos ônibus destinados a cidades de grande e médio porte. O financiamento, intermediado pelo Banco Mercedes Benz do Brasil S/A, abrange regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras.
As empresas selecionadas e os valores de financiamento variam de acordo com a demanda e o porte das operações. Entre os destaques estão a Viação Pirajuçara LTDA, que receberá R$ 44,6 milhões para atuar na região metropolitana de São Paulo, e a Guarulhos Transportes S/A, com R$ 43,1 milhões. Além disso, outras empresas, como a Rodap Operadora de Transportes LTDA e a Viação Ideal S/A, também foram contempladas com valores expressivos para expandir e renovar suas frotas, o que deve resultar em melhoria no transporte coletivo urbano em suas respectivas áreas de atuação.
Além do financiamento para o setor de transporte, o Ministério das Cidades aprovou dois projetos importantes no setor de saneamento básico. A Águas de Reúso de Vitória S.A. teve seu projeto enquadrado no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), e a Manaus Ambiental S/A teve seu projeto de investimento prioritário aprovado. Esses projetos refletem a continuidade das iniciativas do governo para modernizar a infraestrutura urbana e promover melhorias na qualidade de vida da população.