O Ministério da Saúde enviará, até esta terça-feira (10), um novo lote com 1,5 milhão de doses da vacina Serum contra a covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal. A vacina, que apresenta 90% de eficácia contra casos sintomáticos em adultos, faz parte de uma compra maior, de quase 70 milhões de doses, para garantir a continuidade da vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos dois anos. O Programa Nacional de Imunizações também prevê a distribuição de 5 milhões de doses até o fim do mês.
Além da alta eficácia, a vacina produzida pela Zálika Farmacêutica possui um prazo de validade mais longo e condições de transporte e conservação mais simples. Ela foi aprovada pela Anvisa para pessoas acima de 12 anos, mas para crianças, o imunizante da Pfizer continuará sendo utilizado. O Ministério da Saúde, juntamente com as novas entregas, enviará orientações sobre a estratégia de vacinação, que inclui a imunização de crianças, gestantes e idosos, além de reforços periódicos para grupos vulneráveis.
A vacinação de crianças deve seguir um esquema de duas doses: a primeira a partir dos seis meses de idade, com a segunda dose quatro semanas depois. Já gestantes devem ser vacinadas durante a gestação ou no puerpério, caso não tenham recebido a vacina antes. Idosos acima de 60 anos e pessoas com imunodeficiência devem receber doses de reforço a cada seis meses. Outros grupos prioritários, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, comorbidades ou privadas de liberdade, devem tomar uma dose anual.