Nesta sexta-feira (6), Belo Horizonte recebe uma das edições mais aguardadas do “Noturno nos Museus”, evento que oferece uma vasta programação cultural em 24 espaços, públicos e privados. Os museus e centros culturais ficam abertos das 18h às 23h, com atividades diversificadas, incluindo exposições, shows, apresentações de dança, performances e oficinas. Ao todo, serão 45 atrações para o público, que poderá explorar a cidade de maneira única, com destaque para o Museu da Imagem e do Som (MIS BH), que celebra seus 10 anos com apresentações de samba e música popular brasileira.
O evento também conta com a participação de espaços icônicos da cidade, como a Casa Kubitschek, que apresenta o coletivo As Pandeiristas, um projeto musical feminino de empoderamento. Além disso, locais como o Museu Histórico Abílio Barreto, o Museu Brasileiro do Futebol e o Centro Cultural Banco do Brasil também terão programação especial. A maioria das atividades é gratuita, permitindo uma ampla acessibilidade ao público, sem custos de ingresso.
Para facilitar a circulação entre os diferentes pontos, o evento oferece transporte gratuito. Durante as cinco horas de programação, vans estarão disponíveis, percorrendo trajetos estratégicos entre o Centro, a Pampulha, a orla da Lagoa e o Hipercentro. O transporte funcionará de forma contínua, até o término das atividades, com a ressalva de que estará sujeito à lotação. A consulta aos horários e locais de embarque pode ser feita no site do evento.