De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), os nomes mais escolhidos para batizar as crianças em Minas Gerais em 2024 foram Helena e Miguel. Helena liderou o ranking feminino com 2.666 registros, enquanto Miguel ficou em primeiro lugar no masculino, com 2.392. Esses dois nomes também haviam figurado nas primeiras posições em 2023, mas com a ordem invertida, com o nome masculino liderando e o feminino em segundo.
O ranking das 10 opções mais registradas do ano no estado também revelou outros nomes populares, como Cecília, com 2.116 registros, e Gael, com 2.015, ambos figurando entre as preferências mais recorrentes para meninas e meninos, respectivamente. A lista foi composta majoritariamente por nomes curtos e com sonoridades contemporâneas, refletindo tendências de simplicidade e elegância nas escolhas dos pais.
Além disso, o levantamento revela uma variedade de nomes que seguem a tendência de popularidade de formas clássicas e modernas. Entre os nomes femininos, destaque para Maria Cecília e Alice, enquanto no masculino, Theo e Heitor foram os mais registrados, com números acima de 1.800. Essa diversidade de escolhas sugere um equilíbrio entre a tradição e a busca por nomes mais exclusivos, com o estado de Minas Gerais refletindo uma amostra das preferências de pais brasileiros em 2024.