Em 2024, o nome Helena lidera as preferências entre os santistas para registrar filhos, superando o nome Arthur, que também aparece entre os mais populares no Brasil. Os nomes curtos e de fácil pronúncia continuam sendo a escolha predominante na cidade, conforme levantamento da Arpen-Brasil, a entidade que reúne os Cartórios de Registro Civil do país. Entre os nomes femininos mais registrados, destacam-se também Cecília, Laura e Maite, enquanto no universo masculino, Arthur, Miguel e Bernardo são os mais comuns.
O presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli, destaca que as escolhas de nomes não refletem apenas gostos pessoais, mas também são influenciadas por fatores culturais, religiosos e pela mídia. A associação de nomes a tendências globais e locais se reflete nas escolhas dos pais, que buscam registrar a identidade de seus filhos de acordo com um contexto mais amplo. Os cartórios, segundo Fiscarelli, são fundamentais para a preservação da história e identidade cultural das famílias brasileiras.
Além de Santos, outros municípios da Baixada Santista também apresentaram suas preferências. Em cidades como Guarujá, Praia Grande e São Vicente, nomes como Miguel, Gael e Ravi se destacaram entre as preferências, mostrando variações regionais, mas com alguns nomes em comum. A diversidade nas escolhas reflete as particularidades locais, mas também aponta para tendências de nomes que continuam a dominar a região e o país.