A rede de supermercados Dia no Brasil terá um novo controlador após o empresário Nelson Tanure informar ao CADE que assumirá a liderança do grupo, por meio do Fundo de Investimento Multimercado Arila. O Dia Brasil estava sob o controle do fundo Lyra II e, após resultados financeiros negativos e um processo de recuperação judicial, foi adquirido por 100 euros em maio. Na operação, o grupo também comprometeu-se a investir 39 milhões de euros para ajudar a rede a superar a crise.
A rede, que já enfrentava dificuldades financeiras, havia anunciado o fechamento de 343 lojas e três centros de distribuição em março deste ano, em um movimento de reestruturação. Fundada por um grupo espanhol, o Dia Brasil passou por um processo de reestruturação desde sua chegada ao país, há 23 anos. A decisão de vender a operação para o fundo Lyra II foi tomada após o grupo ter registrado sucessivos prejuízos e uma luta para se manter competitivo no mercado brasileiro.
Além do foco na recuperação judicial, que deverá ser concluída em 2025, Tanure já analisa possíveis parcerias estratégicas para o futuro da rede. Rumores indicam que uma fusão com o GPA, dono do Pão de Açúcar, está em avaliação, com a possibilidade de reestruturar a marca Dia, concentrando os pontos de maior valor imobiliário sob a bandeira Pão de Açúcar. No entanto, o principal objetivo no momento é garantir a recuperação financeira da rede e sua estabilidade no mercado.