Em setembro de 2024, o Brasil registrou 371.674 novos negócios, representando um aumento de 21,28% em relação ao mesmo mês do ano anterior, conforme dados da Serasa Experian. Esse crescimento é atribuído a um ambiente de negócios dinâmico e políticas governamentais que incentivam o empreendedorismo, além de uma digitalização acelerada, que facilita a criação de empresas com menor custo e menos burocracia.
O setor de Serviços foi o principal responsável pelo aumento das novas empresas, concentrando 73,4% das aberturas. Em contraste, o segmento “Demais”, que inclui áreas menos procuradas para o empreendedorismo, representou apenas 1,1%. Entre os novos negócios, mais de 265 mil foram registrados como Microempreendedores Individuais (MEIs), uma modalidade que oferece benefícios como isenção de tributos federais e acesso a benefícios previdenciários.
Geograficamente, os estados da região Sudeste lideraram o crescimento, com São Paulo à frente, contabilizando 115.463 novas empresas. Minas Gerais e Rio de Janeiro ocuparam, respectivamente, a segunda e a terceira posição. O levantamento foi realizado com base no número de registros de novas empresas nas juntas comerciais e na análise dos CNPJs consultados pela Serasa Experian.