A CASAN realizou esta semana, em Chapecó, o nono Mutirão de Limpeza do Lajeado São José, com a remoção de 150 kg de resíduos e a instalação de novas placas de orientação. Essa foi a quarta ação deste tipo realizada ao longo deste ano nas margens do principal manancial de abastecimento de água da cidade. A iniciativa visa não apenas a limpeza da área, mas também a conscientização da comunidade sobre a importância de preservar o local.
Segundo o chefe da agência da CASAN em Chapecó, a redução no volume de lixo recolhido ao longo dos mutirões pode ser atribuída aos esforços contínuos de educação ambiental e à participação ativa da população. Ele ressaltou que a manutenção da qualidade da água consumida pela população e a proteção do meio ambiente dependem da colaboração de todos. Além disso, a instalação de placas bilíngues (português e espanhol) alertando sobre os riscos e a proibição de entrada na área reforçou a mensagem de proteção.
O evento contou com a colaboração de diversas equipes, incluindo voluntários e funcionários da CASAN, que além de realizar a limpeza do local, também promoveram a roçada da vegetação para garantir a segurança e a preservação da área. A CASAN destacou seu compromisso com a conservação ambiental e agradeceu a todos que participaram e contribuíram para o sucesso da ação, que fortalece as práticas de preservação e cuidado com os recursos naturais da região.